UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

03/06/2008 - 12h24

Criador de "Ninja Gaiden" deixa e processa Tecmo

da Redação
No mês passado, o designer de games Tomonobu Itagaki, chefe do Team Ninja e diretor do recém-lançado "Ninja Gaiden II", sugeriu em uma entrevista recente que daria como terminado seu trabalho com esta franquia após o lançamento dessa versão. Nesta terça-feira, soube-se o significado da declaração: Itagaki está deixando a Tecmo e processando o presidente da produtora.

"Eu, Tomonobu Itagaki, anuncio que no dia 14 de maio de 2008 entrei com uma reclamação na Corte Distrital de Tóquio contra a Tecmo por gratificações não-pagas, e contra Yoshimi Yasuda, presidente da Tecmo, por declarações insensatas e de má-fé feitas sobre minha pessoa, alegando danos do total de 148 milhões de ienes [US$ 1,4 milhão]. Anuncio também que esta queixa foi enviada para os réus no dia 22 de maio do mesmo ano. Afirmo também que enviei carta de demissão à Tecmo, declarando que deixarei a companhia no dia 1º de julho de 2008", escreve o designer em carta aberta.

"Antes do começo da produção de 'Dead or Alive 4', a Tecmo concordou em me pagar uma gratificação por este título de Xbox 360, que eu produzi. Entretanto, quando chegou a data para o acerto, a Tecmo foi contra nosso acordo prévio e se recusou a pagar. O presidente Yoshimi Yasuda escolheu não só violar esse acordo, mas também ameaçar-me, dizendo que 'se você estiver insatisfeito com a decisão de não pagar os bônus, que saia da empresa ou a processe'. Por fim, ele fez comentários depreciativos sobre minha pessoa aos meus subordinados e colegas, causando-me um estresse emocional significativo e piorando meus relacionamentos pessoais no ambiente de trabalho. Portanto, não tenho outra escolha que não me afastar da Tecmo".

"A conduta da Tecmo e seu presidente Yoshimi Yasuda em relação a mim foi descabida para uma companhia pública. Abri este processo em uma forte intenção de questionar a responsabilidade social da Tecmo e seu presidente, Yoshimi Yasuda, assim como condená-los por seus atos injustos. Hoje, além de anunciar as razões por trás deste processo, esclareço minhas razões para minha demissão".

Fim

Itagaki também mandou uma mensagem jogadores. "Aos fãs dos jogos que fiz, eu somente tenho a lamentar pela situação. 'Ninja Gaiden II', que sai no dia 3 de junho, será o último 'Ninja Gaiden' que criarei. Eu também nunca poderei fazer 'Dead or Alive 5'. Lamento as circunstâncias que me fizeram sair da Tecmo, onde trabalhei por tantos anos, e também o desapontamento que isto trará aos meus fãs. No entanto, não posso mais continuar trabalhando com o presidente Yoshimi Yasuda, um homem que escolhe não honrar promessas, mesmo quando pode cumpri-las. Espero do fundo do coração que coisas assim nunca mais aconteçam no futuro".

Itagaki é conhecido por games como "Ninja Gaiden", que é considerado um dos melhores jogos de ação e combate para o Xbox original - e sua continuação é aguardada com bastante expectativa -, e "Dead or Alive", game de luta 3D cujo destaque são as voluptuosas lutadoras que compõem o elenco de personagens. O designer também é polêmico em suas declarações: certa vez, disse que faria um "Pikmin" melhor que a Nintendo. O game é obra do premiado Shigeru Miyamoto. Itagaki também se envolveu num processo de assédio sexual, do qual foi absolvido.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host